top of page

Anchiale briareus

P.S.G. n15

Juvenil: Ao nascimento os jovens são verdes muito claro sobre as costas e vai descendo num belo gradiente até à barriga, passando para um verde maçã. Os olhos são avermelhados. Na primeira fase os corpos não apresentam muitos detalhes. É mais na fase L3 que as grandes mudanças começam.

 

Fêmea: O seu corpo pode medir até 23cm sem contar com as patas dianteiras esticadas. As suas patas têm alguns picos que não são perigosos, a cauda verde, manchada de preto tem uma aparência que lembra o mármore. Possede realmente magníficas asas vermelhas e pretas , infelizmente não lhe permite de voar. Tendo em conta que é um insecto bastante « nervoso » e que gosta muito de passear por toda a parte do viveiro, é preciso ter muito cuidado quando se deixa o viveiro aberto.

 

Macho: Um corpo bastante fino que pode medir até 15 cm e com total ausência de picos.. As patas são muito escuras e o corpo de um verde também bastante escuro.Os olhos são amarelos e na cabeça possui umas antenas muito longas. As asas são da mesmas tonalidade que as das fêmeas.

Visto que os machos são muito mais ligeiros, conseguem voar muito bem.

 

Durante o acasalamento os machos podem permanecer sobre as fêmeas durante várias horas, chegando ao máximo de 2 dias.A fêmea carregada com o macho sobre as costas, consegue deslocar-se e alimentar-se sem nenhum problema. Conseguem proceder ao acasalamento e à desova ao mesmo tempo.

 

Alimento: Eucalyptus, Carvalho, Faia e Silvas.

 

Reprodução: Sexuada.

 

Incubação: 6 a 7 meses de incubação a 23-24 ° C em vermiculita.

Uma fêmea pode colocar até 300 ovos, mas 200 parece uma boa média.

bottom of page