
Origem: Austrália
Juvenil: À nascença são quase idênticos às formigas, medindo acerca de 1,5 cm com um anel branco na junção do tórax e abdómen. Eles são muito energéticos e deslocam-se bastante rápido. Esta semelhança incrível com formigas é incentivado pelas ninfas que evoluem no mesmo sentido.
Este mimetismo muito completo é explicado pelo fato de que na natureza, os ovos desta espécie são muito apreciados pelas formigas, que os levam aos seus túneis subterrâneos para mordiscar a tampa do ovo que se situa no topo. Os ovos são protegidos contra predadores no formigueiro. No momento do nascimento, eles podem rapidamente sair do ninho sem serem atacados e escapar para poderem se alimentarem e seguirem o próprio rumo.
O sexo dos juvenis começam a ser identificáveis a partir do 2do estado. O macho têm o corpo completamente liso, comparando com o das fêmeas que é totalmente espinhoso.
Macho: Mede aproximadamente 9 a 10 cm. Cor acastanhada clara e corpo fini e esguio. As patas são espalmadas em forma de folha e ligeiramente espinhosas. O corpo tem 4 espinhos: 2 atras da cabeça e 2 no meio do tórax. As asas anteriores são curtas e medem pouco mais de 2 cm. As asas posteriores só se desenvolvem na ultima muda de pele, elas prolongam-se sobre o corpo inteiro e são de cor fumada com pontos claros. Eles conseguem voar e planar curtas distancias.
Fêmea: Mede aproximadamente 10 a 16 cm. Elas podem ter cores variadas: beige, esverdeado, líquen e mesmo ligeiros tons de azul.(tudo depende da alimentação e do ambiente). O tórax é mais curto e o abdómen mais largo. O corpo comporta bastante espinhos.
Para se defender, ela utiliza a postura de um escorpião, curvando bastante o abdómen.
Elas têm pequenas asas de cerca de 1 a 2 cm e não conseguem voar.
Alimentação: Silvas, Roseira, Carvalho, Eucalipto e Aveleira.
Depois do seu nascimento, a primeira fase do recém-nascido pode ser dificultada pela alimentação, o que pode provocar algumas percas. Para evitar este tipo de incidente, a panóplia alimentar completa é aconselhável.
Reprodução: Sexuada ou por partenogênese
A fêmea põem entre 2 a 4 ovos por dia que são lançados freneticamente ao solo.
Ovos: 4 a 5 meses de incubação para a reprodução sexuada. A incubação dos ovos de reprodução partenogênese pode durar 9 meses e só darão fêmeas.
Os ovos devem se manter numa temperatura aproximadamente de 25C.
Os ovos medem aproximadamente 4,5 mm de largo e 5 mm de longo.
Extatosoma tiaratum
P.S.G. n9











